segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Fotos antigas






Esta pitoresca foto, que denota grande cumplicidade,  representa um encontro de amigos, todos de Travanca de Lagos, brindando à posterioridade com vinho e melão que, segundo os antigos, é um casamento perfeito. Assim diz o ditado - Com melão , vinho de tostão...

É um excelente momento fotográfico, registado há 78 anos, em meados de Setembro  de 1937, no recinto da feira mensal de Oliveira do Hospital. A fotografia,  gentilmente cedida pelo sr. Feliciano da Silva, que na foto é a criança com o jarro de latão, constitui mais um contributo para o enriquecimento documental de Travanca de Lagos.

De pé , da esquerda para a direita, está Ana Mendes, conhecida por Ana das Mercês, foi criada da quinta das Mercês, a seguir está Manuel Carvalho Ferrão, vivia em Lisboa e detinha a propriedade em frente à fundação Sarah Beirão, segue-se Antonino Carvalho da Silva, conhecido por Antonino Canastreiro, vivia no Zambujeiro, depois vê-se o sr. Delfim Figueiredo, era regedor na época e feitor da Quinta da Morrota, segue-se, Feliciano Mendes Borges, também conhecido por Felicianinho dos queijos, a seguir, José da Silva Garcia, benemérito de Travanca, conhecido também pela alcunha de  Malgas, depois a sua irmã e mãe  do sr. Feliciano da Silva, Maria dos Prazeres da Silva (Malgas), e  por último,  Elvira Barronda.

Sentada, também da esquerda para a direita, está uma senhora de nome Cristina, filha do Sr. Delfim, segue-se Carolina Ferrão , esposa  do Sr. Manuel Ferrão, depois Esmeralda Carvalho, esposa do Sr. Antonino Carvalho da Silva, a seguir vem o menino Feliciano da Silva, hoje uma figura incontornável de Travanca. A seu lado está a sua madrinha, Maria do Céu Nunes, esposa do Sr. José da Siva Garcia, segue-se uma menina de nome Natividade Barronda, a sua avó,  Rita Barronda e a sua mãe, Deolinda Barronda, que nesta imagem distribuía o melão. Em baixo , ao centro, Amadeu e António Borges, filhos de Feliciano Mendes Borges.

Todos num brinde que chegou até nós e que aqui perpetuamos! 

Assim se vai contando a história...por vezes fatia a fatia...

Sem comentários:

Enviar um comentário